Lentilhas – Germinação e Brotos

Lentilhas são sementes comestíveis da família das leguminosas. Elas absorvem facilmente uma variedade de sabores e temperos e são ricas em valor nutricional.

As lentilhas são uma ótima fonte de aminoácidos essenciais como isoleucina e lisina. Elas também são uma boa fonte de micronutrientes, como vitaminas e minerais. Uma maneira muito boa de se consumir lentilhas é na forma de germinados e brotos porque eles contêm metionina e cisteína. Estes dois aminoácidos são muito significativos na construção muscular e fortalecimento do nosso corpo.

Benefícios

Melhora a Digestão – Como as lentilhas contêm altos níveis de fibra dietética, elas melhoram a digestão se consumidas regularmente. Elas também ajudam nos movimentos intestinais, resultando em diminuição da constipação. Embora as lentilhas tendam a causar inchaço e gases. O consumo de lentilhas germinadas ou na forma de brotos, resolvem esse problema e facilitam sua digestão.

Geração Muscular – Nossos órgãos e músculos precisam de um suprimento constante de proteína para reparo e crescimento do corpo. Lentilhas, especialmente lentilhas germinadas, contêm todos os aminoácidos essenciais que são necessários para o nosso corpo, para a boa construção muscular e bom funcionamento do corpo.

Controle Diabetes – Alimentos ricos em fibras alimentares, como lentilhas, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue . Fibra dietética também diminui a taxa em que o alimento é absorvido pelo sangue e, portanto, ajudam a manter o nível de açúcar constante.

Saúde do coração – Lentilhas, com suas quantidades insignificantes de gordura, são uma fonte ideal de proteína sem adicionar qualquer gordura extra ao corpo, promovendo assim um coração saudável. Lentilhas contêm magnésio e potássio, os quais ajudam a relaxar os músculos cardiovasculares e reduzir os níveis de pressão arterial.

Prevenir a aterosclerose – O consumo de lentilhas fornece um suprimento de antioxidantes que diminuem as chances de desenvolver aterosclerose. Além disso, esses antioxidantes desempenham um papel na neutralização de radicais livres e, portanto, reduzem o envelhecimento.

Boa fonte de ácido fólico – As lentilhas são uma boa fonte de complexo de vitamina B , como folato ou ácido fólico . O folato, encontrado em lentilhas, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, é bom para mulheres grávidas e desempenha um papel fundamental na manutenção dos níveis de homocisteína. Também é conhecido por ser eficaz contra a hipertensão.

Controle do peso – Pesquisas sugerem que o consumo regular de lentilhas pode ajudar no controle do peso e aumentar a saciedade.

Sistema Nervoso Saudável – Para o bom funcionamento do cérebro, vitaminas e minerais são igualmente importantes. Vitaminas e minerais encontrados em lentilhas são úteis para o ótimo funcionamento do cérebro.

Alto teor de ferro – Lentilhas contêm uma quantidade elevada de ferro, que é necessária para o corpo para a produção ideal de hemoglobina. Cerca de 36% do ferro do valor diário recomendado pode vir de uma xícara (200 gramas) de lentilhas por dia.

Melhor Atividade Eletrolítica – O potássio, um dos minerais encontrados nas lentilhas, é considerado um melhor substituto da atividade eletrolítica do que o sódio. Muitas doenças têm sido associadas a um alto teor de sódio e baixo teor de potássio no organismo. Além de agir como um eletrólito, o potássio também é útil para o funcionamento de vários órgãos, como o coração, o cérebro e o rim.

Aumenta o metabolismo – As lentilhas são uma boa fonte de muitas vitaminas, incluindo a vitamina B3, que desempenha um papel significativo no estímulo dos sistemas digestivo e nervoso. A vitamina B3 oferece muitos outros benefícios, incluindo controle do colesterol e melhoria do perfil lipídico.

Informações Nutricionais

Embora diferentes tipos de lentilhas possam variar um pouco em seu conteúdo de nutrientes, um copo (198 gramas) de lentilhas geralmente fornecem cerca de:

  • Calorias: 230
  • Carboidratos: 39,9 gramas
  • Proteína: 17,9 gramas
  • Gordura: 0,8 gramas
  • Fibra: 15,6 gramas
  • Tiamina: 22% da Ingestão Diária de Referência (IDR)
  • Niacina: 10% do IDR
  • Vitamina B6: 18% do IDR
  • Folato: 90% do IDR
  • Ácido pantotênico: 13% do IDR
  • Ferro: 37% do IDR
  • Magnésio: 18% do IDR
  • Fósforo: 36% do IDR
  • Potássio: 21% do IDR
  • Zinco: 17% do IDR
  • Cobre: 25% do IDR
  • Manganês: 49% do IDR

Germinação e Brotos

Material necessário: 

  1. Vidro de conserva vazio.
  2. Kit para germinação Broto Fácil.
  3. Sementes de lentilha.

Todo o material utilizado para o cultivo de grãos deve permanecer impecavelmente limpo. O melhor enxaguá-lo com água fervente após cada cultivo, para evitar a proliferação de bactérias.

 Como Germinar:

  1. Coloque as sementes de lentilha num vidro de conserva.
  2. Coloque água até aproximadamente ¾ do vidro.
  3. Feche com a tampa de germinação  e deixe de molho por 8 horas.
  4.  Após esse período coloque o vidro inclinado no suporte.
  5. Lave de 3 a 4 vezes por dia (ou mais dependendo do calor).
  6. Consumir no máximo até em três ou quatro dias.

Como consumir: 

Lentilhas germinadas são saborosas e ótimas para sanduíches, saladas, suco verde, para colocar no prato de sopa. Você pode comer suas lentilhas germinadas a qualquer momento, prová-las à medida que crescem e usá-las no momento em que preferir seu sabor e textura.

Como produzir Brotos: 

Se quiser produzir brotos, depois de 36 a 48 horas transferir para a bandeja do kit para produção de brotos Broto Fácil e borrifar água duas a três vezes por dia até a lentilha crescer até a altura da bandeja.

Receita

Cuscuz de couve-flor, castanhas, frutas secas, brotos de lentilha e laranja.

 

 

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